PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nadis

por Ananda

A circulação de energia através do corpo, ou de um chakra para o outro se dá através dos nadis. O significado desta palavra em sânscrito é “fluxo”, já que são eles os canais por onde a energia vital se movimenta. Estes dutos de energia são reconhecidos pela medicina chinesa como meridianos, e foram popularizados através da acupuntura.

Os três principais nadis são Sushumna, Ida e Pingala, que descrevem seus trajetos ao longo da coluna vertebral, desde o cóccix até o topo do crânio. Enquanto Sushumna é retilíneo e central, Ida e Pingala entrelaçam-se repetidas vezes até o final de seus percursos, cada um representando uma polaridade. Nos pontos onde os três canais se encontram, é ali onde se formam os chakras. Saiba mais sobre cada um destes canais:

  • Sushumna – É o nadi central. Extende-se como um pilar ao longo da espinha, conectando os sete chakras, do Muladhara ao Sahasrara.
  • Ida – É o chamado “nadi lunar”, descendente, representando o princípio feminino da criação. Corresponde ao lado esquerdo do corpo e ao hemisfério direito do cérebro.
  • Pingala – É o chamado “nadi solar”, ascendente, representando o princípio masculino da criação. Corresponde ao lado direito do corpo e ao hemisfério esquerdo do cérebro.

Abaixo, o esquema de fluxo dos nadis Sushumna (linha reta vertical), Ida (linha curva) e Pingala (linha pontilhada), com a representação dos chakras em seus pontos de encontro.

Quando executamos o nadi shodhana, respiratório polarizado, é com estes canais que estamos trabalhando. Este é um exercício muito importante porque limpa os nadis, equilibrando e melhorando o funcionamento de cada chakra, sem falar nos benefícios físicos imediatos (desobstrui as narinas, aumenta a capacidade pulmonar, auxilia no tratamento de dores de garganta, revitaliza e acalma o corpo como um todo).
Muitos outros pranayamas são importantes e eficientes. Cada um deles age mais diretamente sobre um determinado chakra ou tipo de prana, trazendo um determinado tipo de ganho para o organismo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails