PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mantras I


texto por: Ananda


Hoje resolvi fazer um post com alguns mantras que eu passo pras minhas alunas. São bem simples, pra você usar durante a prática ou na sua meditação diária. Geralmente as pessoas procuram na internet pra saber mais sobre os mantras e gostam de tê-los escritos pra decorar, então coloquei a escrita do IAST, que é o sistema de transliteração do sânscrito em caracteres romanos, com uma breve explicação sobre o mantra. Esse é o primeiro, depois vem o post Mantras II.

  • Mantra de Shiva

O “Om Namah Shivaya” é apenas um dos muitos mantras dedicados a Shiva, sendo ele o mais comum e um dos mais simples de pronunciar. Shiva, além de ser parte da trindade máxima hindu, também é, mitologicamente, o criador do yoga. É muitas vezes representado como “Nataraja” o senhor da dança, deus da mudança, do movimento e da recriação. Na cultura indiana este mantra é usado com a finalidade de sutilizar os pensamentos, ativando a energia transformadora e curadora.

Om Namaḥ Śivāya

Tradução: “Eu reverencio o Senhor Shiva!”



  • Mantra da Lótus

Este mantra, apesar de bem simples, tanto na parte melódica quanto nas palavras, é considerado um mantra muito poderoso pelo Budismo Tibetano. Na maioria das vezes sua tradução é colocada em segundo plano, já que se acredita que as seis sílabas por si só tenham um poderoso resultado sobre a consciência. É um mantra de purificação, também associado à compaixão e à cura. A lótus é uma bela flor que nasce do lodo e das impurezas, por isso está associada à idéia de transformação e limpeza. Para entoar, comece como se fosse apenas cantar o pranava Om, e continue repetindo a mesma nota para as outras sílabas.

Oṃ maṇi padme hūṃ

Tradução: “Glória à jóia no lótus!”



  • Mantra da Felicidade

Este mantra bem simples é um pedido de harmonia e felicidade universal, também entoado como finalização de outros mantras. Funciona bem para manter a tranqüilidade mental após o relaxamento e também ajuda pacificar as emoções em momentos de conflito. Neste último caso, pode ser repetido mentalmente, em silêncio, como qualquer outro mantra.

Lokāḥ samastāḥ sukhino bhavantu

Tradução: “Que todos os seres em todo o Universo sejam felizes.”



  • Gayatri Mantra

O Gayatri Mantra é provavelmente o mais importante mantra do hinduísmo, porque é considerado o mantra universal: é entoado por qualquer pessoa na Índia, sem nem mesmo distinção de casta. Na nossa prática de yoga, este mantra nos conecta com a energia solar, criadora, ativa, revigorante (Savitur), propicia uma atmosfera de gratidão pela vida e define a intenção da prática (o estado meditativo citado na tradução, ou seja: a serenidade, a concentração, a auto-consciência, a consciência corporal e o auto-controle).

Om bhūr bhuvar svar
tat savitur varenyam
bhargo devasya dhīmahi
dhiyo yo nah prachodayāt

Tradução: "Ó, terra, ar e luz, doadores da vida! Que nós possamos atingir a desejada glória de Deus para que, assim, Ele nos impulsione ao estado meditativo."



  • Mantra da Transcendência

Este mantra é originalmente um pedido de libertação das aflições do mundo material. Ele nos impulsiona a transcender o efêmero e buscar a serenidade do momento presente, encontrando a verdadeira felicidade (no caso do hinduísmo, sempre representada como a própria essência de Deus). Entre os mantras mais simples e conhecidos, este é provavelmente o mais bonito. Foi, inclusive, utilizado como tema principal da música Navras, da trilha sonora do filme Matrix. Vale a pena procurar no youtube para ouvir!

Asato mā sat gamaya
Tamaso mā jyotir gamaya
Mṛtyor mā amṛtam gamaya
Om śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Tradução: “Do ilusório ao real conduza-me, da estagnação à ação conduza-me, da mortalidade à vida eterna conduza-me. Om paz, paz, paz.”



  • Guru Mantra

O Guru Mantra é muito utilizado no hinduísmo como preparação antes de qualquer estudo ou prática. Ele é uma reverência, antes de tudo, ao aprendizado em geral, que é sempre uma forma de aproximação da verdade ou da perfeição. O mantra cita a grande trindade hindu: Brahma, Vishnu e Shiva (Maheshwara), representando respectivamente as facetas: criadora, conservadora e transformadora da vida. “Guru” significa mestre, professor e desta maneira o mantra se refere às próprias energias universais de criação, conservação e transformação como os verdadeiros professores em qualquer que seja a situação. É um mantra de reverência aos ensinamentos da vida e nos coloca dispostos a aprender.

Gurur Brahmā, gurur Viṣṇur, gurur devo Maheśvaraḥ
gurur sākṣāt paraṃ Brahman, tasmai śrī gurave namaḥ Om

Tradução: “Brahma é meu professor, Vishnu é meu professor, Maheshwara é meu professor, portanto a suprema verdade cósmica é minha professora. A um mestre tão respeitável eu faço minhas reverências.”



  • Mantra da Prática (Invocação da Paz)

Este mantra pede proteção e preparação para a prática. Pode parecer um pouco complicado de decorar à primeira vista, mas depois de aprendido é um mantra bonito e fácil que podemos usar sempre no início das aulas.

Oṃ saha nāvavatu
saha nau bhunaktu
saha vīryaṃ karavāvahai
tejasvināvadhītamastu mā vidviṣāvahai
Oṃ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ

Tradução: "Que nós possamos nos proteger uns aos outros, que nós possamos aproveitar a realidade, e que tenhamos muita energia. Que nosso estudo seja iluminado e que sempre haja entendimento entre nós. Om paz, paz, paz."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails