por Ananda
Fiquei sabendo sobre os copos menstruais pela minha mãe, que está sempre antenada nas novidades veganas e alternativas aos produtos testados em animais. Quando soube que
todas as marcas de absorventes são, por lei, obrigadas a testar
em animais, quase caí pra trás. As únicas alternativas para a mulher que quiser passar longe de produtos testados são os
absorventes reutilizáveis ou, o copo menstrual.
Desde então eu quis comprar o meu, mas sempre acabava evitando por causa do preço. Com o frete, o produto, que é importado, saiu a 70 reais. É salgado à primeira vista, mas se você fizer as contas, sai muito mais barato. Em três anos de uso de absorventes comuns você vai gastar, por baixo, os mesmos 70 reais. Sendo que o copo menstrual dura até 10 anos...
Fora a questão dos testes em animais, os absorventes têm ainda o problema do impacto ambiental. Um impacto absurdo, causado pela quantidade gigantesca de "modesses" e "o.b.'s" despejados diariamente na natureza. Cada mulher usa, aproximadamente, 17.000 deles durante toda a vida. 17.000 vezes o número de mulheres no mundo... Não precisa nem fazer a conta, né? Você pode usar o copinho durante todo o dia e só tirar pra esvaziar e lavar, o que ocorre em média 3 vezes por dia. Você pode dormir, correr, nadar e praticar yoga com ele.
Comprei o meu copo pelo site
Guia Vegano, onde você pode comprar o seu também. A demanda tem sido tão boa, que o tamanho 2 já está esgotado, e do tamanho 1 só sobraram 10 exemplares! A marca vendida lá é a
Green Donna. Existem dezenas de marcas no mercado,
DivaCup,
Femmecup,
Lunette,
Mooncup,
Miacup,
MPower, e por aí vai (a maioria delas vende online). Meu copinho chegou 12 dias depois que fiz o depósito, já que veio por encomenda normal.
E daí que ele é ótimo! É preciso alguns usos pra você pegar a prática de tirar e botar, mas ele não incomoda em nada! Imagine nunca mais aquele modess sem abas enrolando dentro da calcinha, ou as abas que irritam a virilha! A cobertura "seca" que coça, ou a cobertura "soft" que embola e fica úmida? Nenhuma das duas! Nunca mais aquela cordinha do o.b. aparecendo na praia, aquele estufadinho dentro da calça ou as manchas ocasionais. Nunca mais o incômodo pra praticar atividades!
E não pára por aí. Diferentemente do "o.b.", o copo menstrual não absorve a umidade natural da vagina, porque não é absorvente, ele apenas coleta o sangue em seu recipiente. Desta maneira o copinho não interfere nos processos naturais do organismo. O copo menstrual nunca foi associado à Síndrome do Choque Tóxico, uma rara porém grave doença que afeta mulheres usuárias de absorventes internos há décadas. A SCT é potencialmente letal, mas usando um copo menstrual você está livre desse risco.
Além disso, a dioxina é uma substância presente em absorventes internos e externos, como subproduto do processo de branquamento à base de cloro e derivados. Detalhe: a dioxina é altamente tóxica e carcinogênica; mesmo os níveis mais baixos de dioxina podem estar relacionados ao câncer de mama, endometriose e supressão do sistema imunológico.
Como se isso não bastasse, os o.b.'s também recebem surfactantes, que são aditivos químicos usados para aumentar a absorção, além de fragrâncias, desinfetantes e até mesmo cola! Ou seja: um coquetel de agressão à saúde.
Os absorventes, apesar de toda essa química em sua composição, estão sujeitos a bactérias e fungos, fora as reações alérgicas e mini-lesões, que são riscos constantes. Já o copo menstrual é 100% silicone medicinal, macio e hipoalergênico, e mais nada!
Não há porque não mudar para o copinho. Depois que você usa, fica pensando como viveu tanto tempo sem ele. É tão natural, uma idéia tão simples, que parece que foi feita pela própria Natureza. Um copo recipiente, uma taça, um cálice... o símbolo primordial do feminino! Tão simples, né?
Acredito firmemente que a difusão dessa alternativa esteja intimamente ligada a uma nova maneira das mulheres lidarem com seu ciclo, uma nova maneira das mulheres se enxergarem e se sentirem dentro de seus corpos e do mundo.
Mulher, pense em todas as consequências positivas de se optar pelo copo menstrual. Novos tempos pedem novos hábitos!