PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Escritório suíço RAFAA propõe torre solar para as Olimpíadas 2016

Extraído de Piniweb

Solar City Tower, além de servir como ponto turístico, seria capaz de gerar energia suficiente para abastecer a vila olímpica e parte da cidade do Rio de Janeiro


Ana Paula Rocha

O escritório suíço RAFAA divulgou recentemente um projeto conceitual para o Marco das Olimpíadas de 2016, que seria erguido na ilha de Cotonduba, no Rio de Janeiro. Além de servir como ponto turístico, o Solar City Tower, de acordo com os arquitetos que desenvolveram o projeto, "seria capaz de gerar energia suficiente para abastecer a vila olímpica e parte da cidade fluminense".

Divulgação: RAFAA
Visão geral do Marco Olímpico projetado pelo escritório RAFAA na ilha de Cotonduba

"O desafio foi projetar uma torre de observação sustentável que também se tornasse um símbolo de boas-vindas para os visitantes que chegam ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima", diz o memorial descritivo do projeto. Durante o dia, a torre captaria energia solar por meio de painéis localizados ao nível do solo (a 60 m do nível do mar), na entrada do edifício.

O excesso da energia solar produzida seria aproveitado para bombear a água do mar para o interior da torre, produzindo um efeito de queda d''água no exterior da torre. Esta queda d''água também seria utilizada para gerar energia durante o período noturno.

O projeto prevê, abaixo do nível do solo, a construção de anfiteatro, café, loja e áreas de administração do Marco Olímpico, além dos elevadores públicos que levam os visitantes ao terraço de observação. O edifício ainda teria uma plataforma retrátil para saltos de bungee jumping a 90 m do nível do mar.

Divulgação: RAFAA
Entrada do edifício é feita entre placas solares

"Após ter hospedado a United Nation''s Earth Summit em 1992, o Rio de Janeiro será mais uma vez o ponto de partida para um movimento verde global e para um desenvolvimento sustentável de estruturas urbanas. O Marco pode ajudar a cidade a transformar-se até mesmo em um símbolo para os primeiros Jogos Olímpicos com emissão zero de carbono", acreditam os arquitetos.

Segundo o escritório suíço, o projeto participará do concurso internacional do Marco Olímpico para o Rio de Janeiro, anunciado em outubro de 2009 pelo prefeito fluminense Eduardo Paes e a então presidente do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio de Janeiro), Dayse Góis. Na época, os representantes chegaram a assinar convênio de cooperação técnica para a criação do concurso, mas até agora ele não foi lançado oficialmente. De acordo com informações da assessoria de imprensa do IAB-RJ, a entidade fará uma reunião com a prefeitura em julho para acertar o futuro da competição.

Divulgação: RAFAA
Marco Olímpico visto da praia carioca

Divulgação: RAFAA
Terraço de observação

Divulgação: RAFAA
Fachada do edifício para as Olimpíadas de 2016

Divulgação: RAFAA
Detalhe de um dos locais de observação

Divulgação: RAFAA
Vista aérea do empreendimento

Divulgação: RAFAA
Ambientes do edifício

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails