PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

sábado, 23 de janeiro de 2010

Detox Yoga

por Ananda

O que é Detox Yoga?



O yoga é uma prática desintoxicante. Tanto pelo simples fato de estimular a liberação do suor, quanto pela organicidade de suas posturas, que desobstruem e "desenferrujam" o corpo, movimentando a circulação sangüinea e energética.

O yoga, enquanto prática holística, nos dá uma série de diretrizes sobre como lidar com o corpo e conduzir uma vida saudável. Através das técnicas ensinadas, o praticante não apenas expulsa de seu organismo as toxinas ingeridas na má-alimentação (tão característica de nosso tempo e nossa cultura), mas também seus análogos sutis, as "toxinas" mentais e emocionais.

O que se chama de Detox Yoga é uma prática focada nesse caráter desobstrutivo e limpante do yoga, dando ênfase a todas as formas de eliminação de toxinas que podemos encontrar. Vejamos a seguir alguns dos enfoques de uma aula no estilo "detox".

Destaque para o abdômen - Numa aula detox usamos muitas torções e inflexões, formas que se concentram e desenvolvem sobre o abdômen, parte do corpo que, como sabemos, contém a maior parte de nossas vísceras e órgãos vitais. Enfatizando as torções e flexões de tronco podemos estimular e regular o funcionamento dos intestinos, pâncreas, fígado, estômago, etc. Por isso é recomendado à pessoa que se interessa pelo detox, manter uma alimentação pura e balanceada no dia da prática, sem carnes, frituras ou álcool, dando preferência às frutas. Isso ajudará o corpo a eliminar todo tipo de impureza e se permitir um re-start. No entanto, este tipo de prática é justamente indicado se você se alimentou mal, ingerindo muita carne ou aditivos químicos (como costuma acontecer no Natal, por exemplo). O importante é criar hábitos alimentares mais leves no dia da aula, mesmo se você estiver realizando o detox para se livrar dos efeitos daquele "abuso gastronômico" cometido. Lembre-se que seu corpo merece cuidado!



Muito suor - Numa aula de detox vamos dar preferência às temperaturas mais altas, ainda mais do que costumamos fazer na nossa prática "comum" de yoga. Ar refrigerado e ventiladores desligados e nos dias menos quentes, janelas fechadas. Tudo dentro dos limites da normalidade, é claro, porque o conforto nunca pode ficar de fora. Antes de tudo estamos aprendendo amor próprio e respeito pelo corpo com a prática de yoga. Tendo estes referenciais bem próximos, podemos deixar o ambiente esquentar e suar muito! O suor, além de eliminar muitas impurezas, substâncias tóxicas ao organismo, também nutre a pele, já que os sais minerais do corpo são expulsos e depois reabsorvidos pelas camadas mais superficiais da pele no processo de transpiração. Suar é uma forma de desintoxicação muito importante para o organismo, principalmente nos dias atuais em que vivemos expostos à poluição do ar, aditivos alimentícios e substâncias químicas agressivas contidas em cosméticos, medicamentos, etc.



Kapalabhati - Literalmente "crânio de cristal", este exercício respiratório é um grande limpador. Praticando o kapalabhati desobstruímos as vias respiratórias de maneira muito completa, diminuindo significativamente a constipação nasal, além de estimular as paredes abdominais em conjunto com os pulmões, o que gera um efeito aproximado das torções e inflexões. Ele também acelera a circulação, oxigenando melhor o sangue e promovendo uma limpeza sangüínea instantânea. O kapalabhati facilita o caminho até o bhastrika (o respiratório do fole), um grande despertador e regenerador de energias que nos abastece para muitos desafios dentro da prática.


Trataka - Trataka são exercícios com os olhos. Consistem em fixações oculares, movimentos lineares e de rotação, aplicação de calor com as palmas das mãos e até mesmo massagenzinha sobre as pálpebras. Estes exercícios limpam e lubrificam a córnea, além de fortalecer a musculatura ocular, revitalizando toda a região dos olhos. O trataka ajuda a revigorar a visão, a aprimorar todas as formas de percepção e desenvolver a intuição.

Nauli Kriya - O que poderia entrar na categoria "destaque para o abdômen" merece um parágrafo só seu. O Nauli Kriya é um exercício que movimenta a musculatura abdominal de maneira muito completa, a partir de contrações de partes específicas da parede muscular dessa região. Desenvolvendo o controle sobre a musculatura central do abdômen, passamos a trabalhar as laterais do tronco até conjugar essas três porções num único movimento homogêneo e ondulatório. Vale lembrar que o nauli é um exercício bem adiantado e só é realizado depois do aluno adquirir controle satisfatório do uddiyana bandha, fecho abdominal. Este, por sua vez, é um exercício de contração única, sem as ondulações do nauli, em que o praticante sela a cavidade abdominal ao sugar o diafragma para cima, contraindo a musculatura interna da região. Parece difícil, mas não é. Tudo depende da prática e do tempo, lembrando que o importante é trilhar cada passo com capricho para alcançar seus objetivos. Mesmo o uddiyana bandha só é executado depois de se adquirir bastante auto-consciência nessa área e depois de muita prática dos exercícios respiratórios citados acima. Tranquilo!

Relaxamento - Uma prática tão intensa e dedicada merece um descanso à altura. O corpo precisa de tempo para assimilar os benefícios da prática, e é por isso que não podemos passar sem o nosso relaxamento final. No momento do savasana (postura de relaxamento), vamos caprichar com alguns minutinhos extras e respiração abdominal bem relaxante. Dessa maneira o organismo responderá ainda melhor à interação que foi promovida pela prática.



Para ampliar e aprofundar os resultados é só seguir as tradicionais dicas para uma vida saudável: boa alimentação, momentos de descontração, interação com a natureza e repouso equilibrado. Pegue o seu mat e bom detox!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails