PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um Outro Ponto de Vista

Por Cesar Corregiari
Agrdecimento ao site Vista-se



"Eu sempre tive uma dieta vegetariana. Mesmo antes de nascer, meus pais decidiram abolir carne, peixe e frango do cardápio. Tudo isso em uma época em que a maioria das pessoas ainda consideravam um abuso o arroz com feijão sem o tradicional bife acebolado ou uma festa na laje sem o churrasco com farofa.

Hoje, comunidades virtuais nos unem e fica mais fácil saber pra que lado correr quando alguém te manda procurar sua turma. Mas até meados da adolescência, eu me considerava uma exceção, pois, além da minha irmã, não conhecia ninguém que nunca tivesse comido carne. Nem baconzitos.

Também acredito que tive sorte. Se fosse carnívoro desde pequeno, não sei se hoje faria parte daqueles grupos de pessoas que adoram um churrasco e ficam atormentando os naturebas. Por isso mesmo, admiro tanto aquelas que tiveram consciência e força de vontade para mudar de hábitos na hora da refeição.

Apesar das inúmeras vantagens, vez ou outra ser vegetariano parecia um pequeno fardo. Principalmente porque ao longo dos anos, quando me encontrava nessa situação indigesta de ter que discutir o assunto, sempre me justificavam, com os argumentos mais bizarros e infantis, de que ser carnívoro era bom.

Acho que todos nós já fomos indagados com exemplos do tipo:

“Mas nem peixe, nem frango? Da onde você tira proteínas?”
“Por isso você é branquinho desse jeito?”
“Nosso corpo precisa de carne pra sobreviver ao frio e a vida na cidade”
“Você nunca foi no Mc Donalds?”
“A gente é feito de carne, só estamos repondo”

Aí quando eu respondia com qualquer pesquisa científica a tréplica mais comum era: “E você acredita em tudo o que lê?”

Seria cômico se não fosse trágico. Incomoda o fato das pessoas serem sarcásticas quando a tentamos argumentar. Nas raras ocasiões que enviei algum material relacionado aos matadouros, foi como jogar alho em cima de vampiro, tamanha a reação espantosa da galera, repelindo tudo quase que instantaneamente, tapando os olhos e os ouvidos para negar de todas as formas que aquilo existe. Neste ponto, o documentário Earthlings foi equivalente a uma bomba de efeito moral. O povo surtava, fechava o vídeo e corria de volta pro mundo do faz de conta, onde o Frango da Sadia canta e seus parentes dançam na mesa daquela família de trinta pessoas.

O vegetarianismo, afinal, é parte influente do meu ponto de vista sobre a vida. O que é natural deve ser preservado e as criaturas tem uma razão de existir que não precisamos compreender, apenas aceitar, porque é a forma que a natureza encontrou para manter o mundo em equilíbrio."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails