PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

segunda-feira, 8 de março de 2010

Plantas que purificam o ambiente

Texto recebido por e-mail - autor desconhecido.

Tintas, colas, vernizes, produtos de limpeza em geral e cigarro figuram entre os maiores vilões do bom ar doméstico. Deles, desprendem-se compostos como o formaldeído, um gás tóxico presente em produtos insuspeitos como materiais de construção, compensados de madeira, tintas, papel de parede, detergentes, colas, adesivos e até no cigarro. Classificado como cancerígeno pelo Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer da França, o formaldeído pode originar cânceres como o de boca e das fossas nasais.

Benzeno, monóxido de carbono, xileno e tolueno são outros compostos comuns em ambientes residenciais. Todos eles estão presentes em maior ou menos quantidade em produtos de limpeza, tintas, solventes, alguns produtos cosméticos, plásticos e, quase sempre, na fumaça do cigarro.

Livrar-se dessas substâncias é quase impossível. Felizmente, algumas ações simples resultam na dispersão desses gases, como abrir as janelas e promover uma boa ventilação diária. Uma das formas mais naturais e ecológicas para limpar a casa ou o escritório de poluentes aéreos é colocar uma planta por cada 10 m2 de espaço interior.

Entre as campeãs da despoluição, está o Clorofito, capaz de neutralizar até 96% do monóxido de carbono presente num ambiente e 86% do formaldeído. Os dados são da associação Plantairpur, uma entidade francesa que divulga os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas pela Faculdade de Farmácia de Lille, do CSTB - Centre Scientifique e Technique Du Bâtiment (Centro Técnico Científico de Moradias) e até mesmo da NASA.

Conheça as espécies despoluidoras:


- ANTÚRIO (Anthurium Andreanum) absorve e neutraliza o amoníaco dos produtos de limpeza e o xileno. Floresce bem no banheiro e na cozinha.
É tóxico e adora a umidade.



- ARECA (Chrysalidocarpus lutescens) Palmeira que absorve xileno e formaldeído. Excelente para ambientes e móveis recém pintados.
Gosta de muita luz e umidade.



- AZALÉIA (Rhododendron indicum) é uma excelente neutralizadora de amoníacos. Por isso, recomenda-se cultivar a espécie em ambientes como a cozinha e banheiros, que estão mais expostos a esse produto químico.



- CLOROFITO (Chlorophytum Comosum) age sobre o benzeno, tolueno e monóxido de carbono, xileno, formaldeído. Para qualquer ambiente onde tem queima de gás. Apresenta o melhor desempenho na neutralização do monóxido de carbono (96%) e do formaldeído (86%). Manter em ambiente fresco e com luz solar direta. Cresce em terra úmida.



- CRISÂNTEMO (Chrysanthemum morifolium): a flor é um excelente neutralizador de compostos de formaldeído, benzeno e amônia. Pode ficar em qualquer ambiente.
À noite colocar do lado de fora. Gosta de temperaturas mais baixas. Flores com pólen.




- DRACENA MASSANGEANA (Dracaena Fragrans) conhecida como planta do milho, da família das Agavaceae cresce lentamente e é caracterizado por faixas amarelas no centro das folhas. Ao longo do ano, pode dar frutos e flores discretos.
Manter afastada da luz solar direta. Deve ser regada para estar sempre úmida.




- DRACENA-DE-MADAGASCAR (Dracaena Marginata): é outra espécie que ainda vem sendo pesquisada, mas que já demonstrou a capacidade de absorver e neutralizar os compostos de formaldeído, tolueno, monóxido de carbono e, principalmente, xileno.



- DRACENA JANET CRAIG (Dracaena Deremensis) Fácil de manter, é de lento crescimento. Folhas grandes e brilhantes que nascem num tronco central. Planta alta e funciona bem no chão.
Cresce melhor em pouca luz ou luz difusa. Tolera condições, mas a terra deve estar úmida.




- Dracena Warneck ou 'Warneckii' (Dracaena Deremensis)
Pode chegar aos 3,5 metros. A Warneckii é descrita como uma planta de chão, com folhas largas e verdes (ou verdes e brancas listadas) que formam um cacho tropical em cima de um tronco longo e fino.
Tolera condições de seca, a Warneckii, cresce com pouca luz e deve ser regada diariamente.



- ESPADA DE SÃO JORGE (Sansevieria trifasciata): além do mau-olhado, a planta é comprovadamente eficaz na absorção de substâncias químicas como o tricloroetileno (13%) e benzeno (53%).




- FÊNIX (Phoenix roebelenii) atua contra o xileno e o formaldeído. Fica bem no hall de entrada, varanda ou terraço com pé direito alto. Gosta de luz, suporta o calor e é fácil de cuidar.




- FÍCUS (Ficus Benjamina) ótima eliminadora de formaldeídos, liberta o ar de espaços fechados de toxinas naturais. Embora possa chegar aos 15 metros de largura e 30 de altura, é adequada para o interior de casa e dura muitos anos. Deve ser mantida úmida, mas não em demasia. Cresce melhor em terra normal e no sol.





- FILODENDRO ROXO (Philodendrum erubescens) age em formaldeído e tricloroetileno. Perfeito para banheiro. Gosta de umidade e é fácil de cuidar.





- FILODENDRO (Philodendrum bipinnatifidum): também conhecida pelos nomes guaimbê, banana-do-mato, banana-de-morcego, banana-de-imbê e imbê, elimina o pentaclorofenol, uma substância tóxica encontrada nos produtos de tratamento de madeiras. Devido a sua capacidade de eliminar muito vapor d’água, a filodendro também apresenta alta capacidade de umidificar o ar da casa.




- FILODENDRO com folha em forma de coração (Philodendron Scandens) filtra as toxinas dos espaços fechados. Conhecida como hera de sala, o filodendro com folha em forma de coração tolera diversas condições. Gosta de luminosidade sem luz direta do Sol, suporta calor e gosta de pouca umidade.




- FILODENDRO com folha em forma de orelha de elefante (Philodendron Domesticum) conhecido como filodendro com folha em forma de espada, tem folhas estreitas, em forma de flecha, de 40 a 60 cm. Com suporte, as suas flores brancas e verdes podem subir a uma altura considerável. Cresce melhor com temperatura e luminosidade moderadas, terra úmida que seque entre cada rega.



- GÉRBERA (Gerbera jamesonii) - atua sobre o benzeno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno. É muito útil em sua cozinha e limpa as roupas impregnadas de fumaça de cigarro. Flores com pólen. Gosta de luz e adora o peitoril das janelas.


- HERA TREPADEIRA OU HERA INGLESA (Hedera Helix) ótima arma contra os compostos de formaldeído e xileno, eficiente neutralizadora de compostos de benzeno (42%) e tolueno (92%). Para escritórios com materiais plásticos. Suscetível a pesticidas, sobrevive melhor ao ar livre, necessita de ar fresco e da luz solar. Manter em temperaturas frescas para moderadas em terra úmida, no vaso ou no jardim.


- JIBOIA (Scindapsus aureus) Excelente para monóxido de carbono e eficaz em absorver o formaldeído e tolueno. Sua capacidade de absorção de compostos de formaldeído chega a 450 microgramas por hora em um ambiente fechado. Para qualquer ambiente, fácil de cuidar e é tóxica.


- JIBÓIA Pothos Dourado (Epipremnum Aureum) conhecida como a hera de Diabo, é uma videira baixa que cresce com muita facilidade. Com folhas douradas e marmoreadas, esta nativa das Ilhas Salomão tem quatro variedades que devem ser tratadas do mesmo modo. Suporta calor, não gosta do sol direto. Manter a terra úmida e permitir que seque entre as regas.


- LÍRIO DA PAZ ou Mauna Loa (Spathiphyllum wallisii) flor branca, de forma oval, que rodeia um cacho branco. Um dos melhores eliminadores de benzeno do ar (80%) e neutraliza o formaldeído (50%) e o tricloroetileno (23%). Elimina o xileno e o amoníaco. Gostam de luz indireta e temperaturas moderadas a quentes. Terra úmida, permitindoque a água em excesso seja drenada.


- PALMEIRA BAMBU (Chamaedorea seifrizii) Neutraliza as emanações do tricloroetileno de tinturas de roupas. Filtra o benzeno e formaldeído. Necessita de muita luz e de abrigo.





- RÁFIS (Rhapis Excelsa) age sobre a amônia, xileno e formaldeído. Deve ser usada na cozinha e no banheiro, onde ficam guardados os materiais de limpeza. Exige pouca luz e se adapta em ambientes úmidos. Cresce muito e precisa de espaço.




- SAMAMBAIA (Nephrolepis exaltata) capaz de absorver 1863 microgramas/hora de compostos de formaldeído em um ambiente fechado. Também neutralizam o xileno. É ideal na sala com móveis de aglomerado de madeira, no banheiro e em outros ambientes. Não suporta sol direto, suporta calor.





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails