PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

domingo, 28 de março de 2010

Al Gore e James Cameron participam do Fórum Internacional de Sustentabilidade


O ex-presidente dos Estados Unidos Al Gore foi
a principal atração desta sexta-feira, 26.



Neste fim de semana o aclamdo diretor de "Avatar" James Cameron e o ex-vice-presidente dos EUA e prêmio Nobel 2007, Al Gore, estiveram no Brasil para o Fórum Internacional de Sustentabilidade. O evento que aconteceu em Manaus nos dias 26 e 27 recebeu ambientalistas e empresários de todo o mundo para discutir a conservação da Amazônia, entre as diversas questões climáticas que afligem o planeta.

Cameron, que elogiou o país e sua rica diversidade foi recebido calorosamente por representantes indígenas brasileiros. Entre os pontos altos de sua participação, está o seu pedido ao presidente Lula para que reconsidere sua decisão sobre a construção da hidrelétrica de Belomote: "A barragem vai destruir a vida das populações ribeirinhas. Eles são povos ameaçados como os Navi, mas não tem aquelas criaturas aladas para ajudar na luta." Pontuando sua fala com diversos elogios à gestão do governador Eduardo Braga (PMDB), "que administra o Estado brasileiro coma a floresta mais preservada", Cameron sugeriu que o mundo precisaria de seus "clones".

Sobre suas obras, o cineasta afirmou que Avatar é seu filme mais pessoal. "Não fiz o filme para ganhar dinheiro, mas por algum motivo se tornou o filme mais visto da história. E acho que o sucesso significa que as pessoas estão despertando para este perigo." Cameron completou com uma analogia entre seus dois filmes de maior sucesso, Avatar e Titanic: "Será que não estamos entre aqueles noventa segundos em que o marinheiro avista o iceberg e o desastre? E esse desastre vai atingir a todos porque precisamos ter claro que quando Titanic afundou a primeira e a quarta classe foram para o fundo."

Al Gore também recebeu uma homenagem semelhante, após sua palestra na sexta-feira. O convidado norte-americano recebeu, das mãos do Secretário Estadual de Políticas Indígenas, um documento assinado por seis lideranças de várias etnias. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 pelo esforço em prol do fim do aquecimento global, Gore defendeu que a biodiversidade da floresta é o futuro da tecnologia do século 21, baseada na biotecnologia. "O futuro da cura de pragas da humanidade, como o câncer, certamente está na Amazônia" e acrescentou que este "incrível tesouro" garantirá o futuro do Brasil se o Governo do país for capaz de preservá-la. "Tudo o que a pessoas não podem fazer, a natureza produz há milhares de anos", comentou Gore, indicando que os cientistas que analisam a Amazônia também estudam técnicas ancestrais das tribos nativas para manter a terra mais limpa e cultivável.

O ex-presidente, que divertiu o público ao se apresentar como "o eterno futuro presidente dos Estados Unidos" afirmou ainda que "O acordo mundial (contra a mudança climática) deve nos movimentar rumo a uma nova política global, que nos permita conseguir coisas todos juntos."




O pajé Raimundo Veloso Vaz da tribo Dessana do
Alto Xingu e o cineasta canadense James Cameron

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails