PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

PROCURANDO AULAS DE YOGA NO RIO DE JANEIRO?

domingo, 30 de agosto de 2009

Respire, conte até dez e... GRITE!

Texto por: Ananda


Sair, trabalhar, resolver problemas, o dia-a-dia é uma missão praticamente impossível de se executar sem stress. Lidar com situações difíceis sem reprimir a raiva sempre foi um desafio. Por isso procuramos práticas como o yoga, que nos ajudem tanto a controlar o emocional, quanto a liberar emoções reprimidas de maneira saudável.
O Sopro Ha é um pranayama (exercício respiratório) altamente calmante, que combate imediatamente a tensão e a raiva. Desbloqueia a região da garganta, que fica muito sobrecarregada quando sofremos algum tipo de ataque, prendemos o choro ou "engolimos um sapo". Como consequência desse desbloqueio, ajuda a desenvolver a auto-confiança. Também é ótimo para limpeza energética depois de situações estressantes ou pesadas, uma limpeza completa contra o baixo-astral! Você pode utilizá-lo em casa, respeitando sempre os limites de seu corpo e sua respiração.

  • Sopro Ha
Comece ficando de pé, com a postura alinhada e confortável, os pés arraigados no chão. Esvazie por completo os pulmões. Quando estiverem vazios, inicie uma longa e profunda inspiração, elevando os braços com as mãos espalmadas. Ao terminar de encher os pulmões, as mãos devem encontrar-se no alto da cabeça. Então feche as mãos retendo o ar por alguns segundos. Em seguida, solte o tronco, os braços e à cabeça à frente, liberando um som de "Ha", vigoroso e aspirado. Se for necessário, grite mesmo, de maneira a soltar um som potente de desabafo. Procure sempre dobrar um pouco os joelhos no movimento de descida do tronco, para garantir o amortecimento de qualquer impacto. Mantenha os pés firmes. Assegure-se de que o tronco, a cabeça, os braços e as mãos relaxem ao máximo nesse processo de "desmoronamento". Permaneça por alguns momentos nessa postura, com o tronco pendido em direção ao chão e respirando tranquilamente. Retorne desenrolando a coluna, deixando a cabeça chegar por último e inspirando novamente para recomeçar o processo do zero. Execute essa sequência três vezes no total. E boa respiração!



Sopro Ha

Um comentário:

Márcia Meira disse...

Se eu tivesse lido esse post antes hoje com certeza não teria passado mal com um baita sapo que tive que engolir...
Gostei do blog. Voltarei mais vezes!
Abraço/ Márcia
http://bolsademulherblog.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails