Texto por: Ananda
Sair, trabalhar, resolver problemas, o dia-a-dia é uma missão praticamente impossível de se executar sem stress. Lidar com situações difíceis sem reprimir a raiva sempre foi um desafio. Por isso procuramos práticas como o yoga, que nos ajudem tanto a controlar o emocional, quanto a liberar emoções reprimidas de maneira saudável.
O Sopro Ha é um
pranayama (exercício respiratório) altamente calmante, que combate imediatamente a tensão e a raiva. Desbloqueia a região da garganta, que fica muito sobrecarregada quando sofremos algum tipo de ataque, prendemos o choro ou "engolimos um sapo". Como consequência desse desbloqueio, ajuda a desenvolver a auto-confiança. Também é ótimo para limpeza energética depois de situações estressantes ou pesadas, uma limpeza completa contra o baixo-astral! Você pode utilizá-lo em casa, respeitando sempre os limites de seu corpo e sua respiração.
Comece ficando de pé, com a postura alinhada e confortável, os pés arraigados no chão. Esvazie por completo os pulmões. Quando estiverem vazios, inicie uma longa e profunda inspiração, elevando os braços com as mãos espalmadas. Ao terminar de encher os pulmões, as mãos devem encontrar-se no alto da cabeça. Então feche as mãos retendo o ar por alguns segundos. Em seguida, solte o tronco, os braços e à cabeça à frente, liberando um som de "Ha", vigoroso e aspirado. Se for necessário, grite mesmo, de maneira a soltar um som potente de desabafo. Procure sempre dobrar um pouco os joelhos no movimento de descida do tronco, para garantir o amortecimento de qualquer impacto. Mantenha os pés firmes. Assegure-se de que o tronco, a cabeça, os braços e as mãos relaxem ao máximo nesse processo de "desmoronamento". Permaneça por alguns momentos nessa postura, com o tronco pendido em direção ao chão e respirando tranquilamente. Retorne desenrolando a coluna, deixando a cabeça chegar por último e inspirando novamente para recomeçar o processo do zero. Execute essa sequência três vezes no total. E boa respiração!
Sopro Ha
Um comentário:
Se eu tivesse lido esse post antes hoje com certeza não teria passado mal com um baita sapo que tive que engolir...
Gostei do blog. Voltarei mais vezes!
Abraço/ Márcia
http://bolsademulherblog.blogspot.com
Postar um comentário